versao_portuguesa     english_version
Mensagem inicial
A Junta de Freguesia
Novidades
Fotografias
As aldeias
A nossa gente
Projectos
Património
Indústrias
Educação
Artesanato
Gastronomia
À nossa volta
Associações
Contactos & Links

Cardigos 1







20-12-2012
Um presépio diferente de ano para ano
 

Mais um ano passado e o Natal voltou a fazer-se sentir em Cardigos, das mais variadas formas. Na praça já está o monte de lenha para ser ateado na noite de Natal e assim aquecer os que passam ou convidar a uma paragem para dois dedos de conversa.

Nas ruas a iluminação dá outro colorido às noites e no pelourinho, o presépio com mais de 14 metros de comprimento e centenas de figuras faz as delícias de quem passa.

Uma vez mais o sr. António elaborou inúmeras cenas quotidianas e deu-lhes vida a pedido da Junta de Freguesia de Cardigos. Deste modo, além da habitual cena do nascimento de Jesus, com a cabana a acolher o menino, Maria, José e os animais, este ano as novidades vão para as colmeias, as antas, uma picota de tirar água, um moinho de vento, mais um curso de água e muitos outros pormenores.

Apesar de muitas cenas se repetirem de ano para ano, quem passa nunca se cansa de rever esta verdadeira obra de arte. A mensagem tem passado ao longo dos anos e são já muitas as pessoas que vêm a Cardigos de propósito para apreciar o presépio do Sr. António.

Esta tradição começou junto a sua casa onde construía um pequeno presépio ao ar livre. Por ser muito apreciado e motivo de romaria, a Junta de Freguesia convidou o Sr. António a dar outra projeção ao presépio, convidando-o a construí-lo no centro da praça onde mais pessoas o poderiam ver, ao mesmo tempo que se dava outro colorido à época natalícia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





Infra-estrutura e alojamento por datagen.eu